top of page

Embaraços: Eles também te impedem de chegar a Deus!




¹ Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta, ² Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.

(Bíblia Sagrada, Hebreus cap. 12 versículos 1 e 2)


Bem sabemos que a maldade e pecado nos faz separar da comunhão com Deus e encobre nosso rosto de modo que não o ouvimos (Isaías cap. 59 vers. 1 e 2), mas o que não nos atentamos na maior parte do tempo é com os embaraços. Sim, o embaraço que está sendo citado no texto acima em Hebreus na bíblia.


Mas o que é este embaraço que a bíblia cita? O embaraço podemos definir como qualquer fato ou coisa que dificulta ou impede; dificuldade, complicação, atrapalhação. Nas igrejas locais, nos meios de comunicação, ao conversar com os cristãos, a preocupação está focada no combate ao pecado, e assim deve continuar, entretanto, precisamos começar a ter o mesmo tipo de preocupação com os embaraços. Estes tem impedido de nos achegarmos a Deus de uma forma muito mais poderosa do que imaginamos!


Conforme definido acima, o embaraço pode perfeitamente ser nossa distração nas redes sociais, filmes, séries, novelas, entretenimentos, esportes como o futebol em ambientes de streaming e internet, jogos de azar em casas de apostas, tais coisas, que são vistas e entendidas como momentos para relaxar diante de intenso dia de trabalho e trânsito dentre outras. Pessoalmente, é um grande desafio lidar com embaraços, quase tão difícil quanto o pecado e por isso, preciso que orem por minha vida e uns orem pelos outros e se cuidem uns aos outros a lidar com suas dificuldades num todo.


E por que tais coisas impedem? Impedem porque gostamos muito a tal ponto de deixar o chamado de Deus para segundo plano: é uma reunião de oração na igreja local, é a oportunidade para anunciar o evangelho, momento de estudo da palavra, momento de estar a sós com Deus em oração… E quantos casos ou quantas vezes preferimos ficar em casa ou deixamos de fazer algo segundo a vontade de Deus para atender as nossas vontades de bem-estar e comodidade. E confesso mais uma vez: muitas e acho que terei muitas mais!


Quantas vezes sentimos a dificuldade de fazer a obra de Deus pensando em coisas como essa? E as vezes essas coisas nos convence que a vida está muito complicada em ter de lidar com tantas coisas ao mesmo tempo, sendo que na realidade, pode ser apenas algo que estamos nos entretendo e a vontade de Deus. No íntimo parece que o chamado de Deus para sua vida atrapalha quando na realidade, o que atrapalha são os embaraços que o cerca. A vida fica complicada quando passamos a nos envolver com muita coisa, sejam elas uteis ou inúteis, necessárias e mais ainda com coisas desnecessárias.


Se observarmos Jesus, veremos o quanto ele estava o tempo todo no Pai. Trabalhava na obra do Pai enquanto era dia (João cap. 9 versículo 4) e a noite buscava momento a sós com o Pai em oração (exemplo: Mateus cap. 14 versículo 23). Se lembrarmos de Jesus quando criança veremos que ele crescia continuamente em graça e sabedoria (Lucas cap. 2 versículos 40 a 53). Então vemos a partir destas atitudes, que Jesus evitava a coisas que o impedia de fazer a vontade de Deus e também se envolver com coisas que impedia conhecer melhor a Deus ainda que nesta terra, mesmo sendo Deus em forma de homem, agiu de modo perfeito a dar exemplo a todo aquele que nele crer.


Então, logo vendo como Cristo nos mostra em sua palavra é o que Ele também nos ensina pra lidar com o pecado, a maldade e embaraço que nos cerca. Olhar para Cristo, autor e consumador da fé, fará com que entendamos na prática como agir diariamente pra vencer a todas estas coisas, inclusive o embaraço.


Mas dai você pode até perguntar se deve deixar totalmente todas essas coisas que porventura sejam embaraços. E o que posso te responder é que isso Deus, o Espírito Santo, há de dizer pra você o que deva fazer. A bíblia nos ensina que há tempo para todas às coisas e tudo vamos dar contas a elas (Eclesiastes cap. 3 versículos 1 a 15) e há momentos bastante preciosos aos olhos do Senhor e que não é necessariamente uma missão dada por Cristo, como por exemplo, estar com os filhos e a esposa nas festas de família ou ainda reunidos para assistir TV, ir a shopping, praça, viajar a praia… isso tudo tem o papel de trazer descanso e ânimo a todos nós e tais coisas tragam um equilíbrio a nossa vida pessoal e social a nosso redor. Por exemplo, Jesus não deixou de ir a uma festa de casamento embora lá tivesse transformado a água em vinho…


O importante quanto ao perigo com que os embaraços trazem na vida do cristão é a de que tomemos cuidado em não ficar preso a elas. Presos em que sentido? Presos no sentido de que por causa destes embaraços não consigamos mais obedecer ao chamado do Senhor para nós enquanto estamos aqui passageiramente na terra, ou seja, deixemos de ir ao santuário onde reunido com a igreja local possa adorar ao Senhor através do louvor e serviço, individualmente sejamos como sal insípido que nada mais presta senão ser pisado pelos homens ou uma luz debaixo do alqueire.


Dificuldades, impedimentos, complicações, atrapalhações inevitáveis todos um dia acabamos enfrentando, mas a questão em nós é saber: estamos com nossos olhos direcionados para Cristo? A morte de Cristo na cruz pagando a todos os seus pecados e salvação da condenação eterna dando-lhe direito de ser filho de Deus e viver eternamente no novo céu e nova terra é motivo maior do que todas elas e permanecer em Cristo? Se na pratica, a sua resposta é sim, então o embaraço não lhe será empecilho que o impeça de lutar o bom combate, guardar a fé acumulando muito mais galardões no céu do que hoje já tem.


Que Deus te abençoe.

 
 
bottom of page