top of page

O que pode e o que não pode sendo Cristão?

Atualizado: 16 de abr. de 2024




Quantas vezes ouvimos por ai que o cristão não pode fazer isso e aquilo ou ainda cristão tem que fazer isso e aquilo? Sim, isso dá a impressão que a vida em Cristo é norteada meramente por um conjunto de regras, mas está equivocado quem pensa assim ainda que no antigo testamento ouvimos muito sobre lei e mandamentos.


Mas então, você deve estar perguntando pra mim, o que as doutrinas e a palavra de Deus devem realmente representar para o cristão. E a resposta que te dou é: Devem representar para o cristão a boa, agradável e perfeita vontade de Deus pela qual Ele manifesta seu desejo que as coisas assim a sejam e são boas aos olhos D´Ele. E nem é preciso dizer que Ele é Todo Poderoso, sabe tudo, está em todo lugar, é Santo. Por essas razões, mas principalmente o amor devem ser os motivos pelas quais devamos ser obedientes a Deus.


E o que pode e não pode? Afinal, podemos ler a bíblia e ouvir diferentes opiniões sobre o que pode e não pode, e ainda sim, ter dúvidas quanto a nossa prática de vida. Como entender isso?


Primeiro, o cristão é verdadeiramente livre. Sim, livre para fazer o que quiser. Pois, se Cristo, o Senhor, Filho de Deus o libertou do pecado, de fato, o cristão é livre (Leia a bíblia, João cap. 8 versículos 32 a 36). O apostolo Paulo em 1ª Coríntios capitulo 6 versículo 12 diz Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” e observe aqui como o cristão pratica a sua liberdade. Não é porque um cristão é livre, pode fazer o que quiser, é que deva fazer simplesmente tudo aquilo que lhe é proposto ou passa a sua mente. A verdadeira liberdade é a ação em que podemos não tão somente fazer o que quisermos, mas também em decidir que não queremos e ainda escolher o que fazer, poder mudar nossas decisões e caminhar para um rumo diferente ao que estávamos andando. Envolve reflexão e capacidade de ação para realização e mudanças.


E o que pode fazer que seja agradável a Deus? Tudo aquilo que Deus em sua palavra, a bíblia, ordena e se agrada que pensemos, sentimos, dizemos e agimos respeitando as circunstancias com o que Ele disse em cada ocasião aos homens ao longo da história. Tem coisas que não são mais necessárias que façamos ou podemos fazer como por exemplo, os sacrifícios de animais e cerimonias religiosas descritas no antigo testamento, pois, Cristo ao morrer na cruz serviu definitivamente de sacrifício salvador pagando a todos os pecados de todo aquele que N´Ele crer. A guarda do sábado também não é necessária, pois, o sábado foi feito para o homem e não o homem para o sábado (Leia na bíblia Marcos cap. 2 versículos 23 a 28), ou seja, o sábado foi ordenado para prover descanso e tempo ao homem para adoração ao Senhor (especialmente naquele período em que o povo de Israel viveu como escravo no Egito) e não deve ser usado como um peso obrigando-o a permanecer inerte durante o dia, e vemos ainda que o apóstolo Paulo nos ajuda a compreender ainda mais esta verdade em Colossenses cap. 2 versículos 16 a 23 que diz:


¹⁶ Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados, ¹⁷ Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo. ¹⁸ Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,

¹⁹ E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus. ²⁰ Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: ²¹ Não toques, não proves, não manuseies? ²² As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; ²³ As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne.


Observe que até leis religiosas do antigo testamento se encontram para nos ensinar que devemos olhar principalmente para o que Cristo ensina, especialmente no novo testamento, a vida de Jesus Cristo, sobre o que fazer e seja agradável a vontade de Deus.


E o que não pode fazer? Não podemos praticar o pecado em pensamentos, sentimentos, palavras e ações. O pecado é toda atitude de pensamento, sentimento, palavra e ação em que desobedece, afasta e rebela a Deus. Quando fazemos algo pela qual a bíblia, a palavra de Deus, diz que é pecado ou não agrada a Deus, isso é que um cristão não deve fazer. Vamos enumerar algumas coisas que desagradam profundamente a Deus a fim de ajudá-lo em se aproximar verdadeiramente do Senhor, mas é preciso conhecer toda a palavra de Deus (a bíblia). Arrependa-se de idolatria (colocar algo, seja divindade ou ídolo objeto, no lugar de Deus ou dar maior importância que Deus), mentira, cobiça, inveja, corrupção de caráter e ação, avareza, promiscuidade sexual (pensamentos, palavras e ações indecentes sobre sexo: adultério, fornicação e outros), inimizade e contenda com o próximo, egoísmo dentre outras.


Concluindo, podemos fazer o que quisermos, entretanto, tenhamos em mente que Deus não se agrada de muitas coisas, e se de fato, o amamos, desejamos obedecer à vontade D´Ele ainda que em certos momentos, nos é difícil lidar com o pecado que batalha contra o Espirito Santo em nós buscando ditar o que devemos fazer. Deus é Senhor e Pai: o que Ele ordena é para nosso bem e o que fazemos de contrário, corrige a quem ama e o tem por filho (Hebreus cap. 12 versículos 5 a 8). Outra consideração quanto ao que podemos, é a de que vamos prestar contas a Deus de tudo o que fizermos (Romanos cap. 14 versículo 12).


Fica a pergunta para refletirmos: Se Deus tem o melhor e nos dá graciosamente, por que escolher o pior com risco de pagar um caro preço?


“⁷ E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.

⁸ Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.

⁹ O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. “ Filipenses 4:7-9


O apostolo Paulo guardava seu pensamento em Jesus Cristo, Senhor e Salvador. Que possamos fazer o mesmo. Que o Senhor abençoe a todos!


Fabio Luiz Batista, auxiliar administrativo, atuando no ministério de evangelismo e ensino bíblico com formação de bacharelado livre pela ITEF - Instituto Teologico Jeová Rafá de Betania - Itapipoca/CE. Membro na Igreja Batista Selecta em São Bernardo do Campo/SP.

 
 
bottom of page