A contaminação que vem de dentro.
- Viva em Jesus
- 3 de set. de 2024
- 4 min de leitura

11 O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. 12 Então, acercando-se dele os seus discípulos, disseram-lhe: Sabes que os fariseus, ouvindo essas palavras, se escandalizaram?
(Mateus capítulo 15 versículos 11 e 12)
Estamos acostumados a nos preocupar com o que vem de fora, afinal, acreditamos que tudo estando ao nosso controle há poucos riscos de que se volte contra nós ainda que hoje em dia muito se fale em não confiar até mesmo na própria sombra.
Nesta passagem bíblica acima, Jesus discutia com os fariseus dizendo o quanto as tradições dos anciãos invalidavam a palavra de Deus e tais práticas afastavam as pessoas de Deus que embora honravam com os lábios, o coração estava distante D´Ele (Mateus cap. 15 versículo 8). E então, Jesus traz essa revelação tão importante quanto a contaminação do homem no que diz respeito a sua alma.
Hoje os cristãos na maior parte de sua caminhada tem sido mais vigilantes quanto ao que vê, ouve, faz e nem tanto quanto ao que sente ou pensa. Perguntas do tipo pode ou não pode, acabam acostumando em encobrir o que realmente se passa na mente e coração e não é surpresa de que aqueles fariseus acabassem escandalizados ou surpresos como que não acreditando ouvir coisa que para eles era um absurdo. E por que? Por que o coração deles contaminado pelo pecado os enganaram tanto que talvez não conseguissem ver a situação verdadeira de suas almas. A mente estava cauterizada, insensível para ouvir a voz da palavra de Deus. Uma vez que o coração e mente estão contaminados, a vontade e razão do homem é completamente má. As coisas que vem de fora, principalmente as tangíveis, não tem maior força para contaminar a alma do que aquelas que vem de dentro dele produzidas pelo pecado.
Se desejamos de fato vencer esta contaminação do pecado que vem de dentro, primeiro precisamos chegar com sinceridade diante de Deus em oração confessando pecados e reconhecendo nossa fraqueza. Confessando pecados diante de Deus, Ele é fiel e justo para perdoar os pecados e nos livrar de toda injustiça (Leia a bíblia em 1ª João cap. 1 versículo 9). Reconhecendo nossas fraquezas diante de Deus, seremos fortalecidos por Ele. O Apostolo Paulo vendo sua situação de fraqueza tanto diante dos pecados quanto o dia a dia passa a enxergar pelo Espirito Santo do quanto precisa se aproximar de Deus e em sua dependência, obediência e conversão, atitudes essas que vem de dentro, tira que o então contamina, tornando-o novamente em alguém forte e fortalecido na graça e comunhão com Deus (1ª Coríntios cap. 12 versículos 5 a 12).
Não endureça seu coração diante do que Deus quer falar com você, tente não tapar os ouvidos ou mesmo enganar a si mesmo questionando o tempo todo se realmente as coisas são assim o que Deus disse tão claramente. Por exemplo, o povo de Israel ao enviar 12 espias a terra de Canaã, viram que havia homens de grande estatura e dez deles temeram mesmo quando Deus dizia a eles que teriam a aquela terra prometida (Números cap. 13 e 14). Josué e Calebe foram os 2 espias que acreditaram e viram a promessa de Deus se concretizar na vida deles. Observe que foi algo de dentro que contaminou os dez espias: o medo de lidar com alguém mais forte fisicamente e veja que a fé (algo de Deus que há dentro de nós) edificou espiritualmente Josué e Calebe: Não há quem possa vencer a Deus.
8 Não endureçais os vossos corações, Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
9 Onde vossos pais me tentaram, me provaram, E viram por quarenta anos as minhas obras.
10 Por isso me indignei contra esta geração, E disse: Estes sempre erram em seu coração, E não conheceram os meus caminhos.
(Hebreus cap. 3 versículos 8 a 10)
Há algo também muito importante para que venhamos lidar com a contaminação que é nossa capacidade de renúncia. Renúncia a si mesmo. Em que sentido? Renúncia no sentido de abandonar aos pensamentos e intenções do coração que realmente não o aproxima de uma verdadeira comunhão com Deus. Se é pecado, é preciso abandonar, mudar de mentalidade e atitude não apenas agindo como quem acata ordens de alguém seja superior e teoricamente saiba mais que você a respeito de fé (Lucas cap. 9 versículo 23 e 1ª Timóteo cap.4). Siga a Cristo, observe como ele lidava com as coisas no cotidiano e você terá as respostas que precisa para lidar com esta contaminação que vem de dentro.
E pra finalizar nossa reflexão, tente observar em si mesmo o que pra você é tido como mais importante, prazeroso. A bíblia em Mateus capítulo 6 versículo 21 relata Jesus dizendo que onde estiver o teu tesouro ali estará o seu coração, ou seja, o que você considerar como mais precioso é nisso que haverá de gostar mais. Onde está o teu tesouro? Se o seu tesouro for algo mau, seu coração e mente será mau, porém, se for bom, boa será a mente e o coração.
Que Deus o abençoe.