top of page

Você sabe quem é Deus?

Introdução


Deus é o Ser Todo Poderoso criador do universo, da terra e de tudo que neles há. Essa é a resposta mais comum quando fazemos esta pergunta a maioria das pessoas sejam elas religiosas ou não. E não estão erradas! O próprio Deus diz isto em sua palavra conhecida como a bíblia ou escrituras sagradas.

Mas quando se trata de conhecer melhor quem é Deus, vemos a uma série de interpretações equivocadas para o definir. Alguns Deus sendo uma energia, outros dizem ser a natureza, tem quem diga que todos nós somos Deus e ainda tem pessoas que acreditam sendo Deus um ser mitológico ou fictício voltado para manipulação das massas populares sociais... tem quem seja politeísta, ou seja, creem que existem vários deuses e há quem creia em um deus totalmente diferente aos que professam fé segundo o cristianismo.

Que tal ampliarmos nosso conhecimento sobre quem é Deus, segundo a palavra D´Ele, a bíblia sagrada?


Quem é Deus?

Deus é o Ser Todo Poderoso criador do universo, da terra e de tudo que neles há. (Leia em Gênesis 1:1, 31). Antes de tudo o mais existir, Ele sempre existiu e não houve, há ou haverá quem tenha sido realmente igual ou maior que ele (Isaías 43:10) e além de deter todo poder (é Onipotente, leia Gênesis 17:1, Jeremias 32:7) sobre toda a criação. Ele é Senhor de tudo e de todos: sabe de todas as coisas (é Onisciente, leia Salmos 147:5 e 1ª João 3:20), e também está em todo lugar (é Onipresente, leia Provérbios 15:3, Salmos 139:7-8).


Dentre algumas das virtudes pessoais de Deus está em ser o amor em pessoa (1ª João 4:8). É soberano em seu modo de pensar, sentir, falar e agir (faz o que quiser e como quiser com todas as coisas) (leia Deuteronômio 10:17, Salmos 135:5, 1ª Timóteo 6:15-16), também é santo (faz tudo de modo perfeito, leia Levítico 11:45 e 20:26, Mateus 5:48, 1ª Pedro 1:16), é justo (tudo que faz e julga é correto, leia Salmos 7:11-13, 11:7, Deuteronômio 32:4), é benigno (é bom, tudo que faz é para o bem, leia Salmos 145:9, Efésios 4:32), é misericordioso (tem compaixão daquele que precisa de ajuda, de restaurar o que está destruído, de encaminhar corretamente quem está perdido, leia Lucas 6:36-37), é fiel (mantém suas promessas a aqueles que nele creem, leia Deuteronômio 7:9, Salmos 33:4, 1ª Coríntios 1:9, 2ª Tessalonicenses 3:3, 1ª João 1:9), é longânimo conosco, ou seja, paciente com nossos erros e dificuldades (leia Êxodo 34:6, Salmos 86:15, 2ª Pedro 3:9).


Deus se constitui corporalmente de forma triuna na pessoa do Pai, do Filho Jesus Cristo e do Espírito Santo. E o que significa constituir de forma triuna?

A resposta é de que o Pai, o Filho Jesus Cristo e o Espírito Santo são apenas uma pessoa, ou seja, um só Deus (1ª João 5:6-8, Mateus 28:19, Mateus 3:13-17, 2º Coríntios 13:14). Deus se apresenta na pessoa do Pai (Criador dos céus, da terra e de tudo que há), do Filho (Jesus Cristo, que viveu entre nós sendo homem, morreu na cruz pagando e perdoando todos os pecados de quem nele crer; e ressuscitou) e do Espírito Santo (o nosso consolador, guia, que se encontra em todo aquele que nele crer capacitando para uma vida santa diante D´Ele). Estes três são um e concordam como sendo uma só pessoa. Portanto, Deus é Pai, Deus é Filho Jesus Cristo, Deus é Espírito Santo, estes três são uma só pessoa e concordam como uma só pessoa.

Deus ao longo de toda a história da humanidade segundo as escrituras (a bíblia), se manifestou primeiramente na pessoa do Pai como sendo criador do universo e neste princípio de todas as coisas o seu Espírito andou sobre as águas e a palavra (fala de Deus, que é tida a presença de Cristo na criação do universo) participaram de todas estas coisas (Gênesis 1:1-3). Ainda vemos no antigo testamento, ao criar o homem, dizer como quem está em concordância com o Espírito e Cristo (a palavra e o verbo) "Façamos o homem segundo nossa imagem e conforme a nossa semelhança" e no decorrer da narrativa bíblica até o nascimento de Cristo, O Senhor se manifesta majoritariamente (na maioria das vezes) como o Deus Pai que tem uma aliança com o povo de Israel, nação que por Ele foi criada para ser voltada especialmente em revelar sua existência, poder e propósito ao mundo. Infelizmente, a nação de Israel não cumpriu seu propósito tanto em obediência e santidade quanto no propósito de anunciar o Senhor entre as nações.


Com isso, houve o tempo em que Deus vendo o mundo perdido, vem por meio de Jesus Cristo, o Filho Unigênito do Pai, o Verbo (a Palavra) que se tornou homem a esta terra, assim anunciando a vinda do reino, a necessidade de arrependimento de pecados, a fé no evangelho recebendo-o como Senhor e Salvador, enfim anunciando ao ser humano o amor de Deus por suas vidas e como o verdadeiro amor é e deve ser praticado.


Após a morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo ao céu, o próprio Deus, Jesus Cristo permanece em nossa vida pessoal por meio da pessoa do Espírito Santo. Assim foi na vida dos apóstolos, discípulos feitos no período em que existia a igreja primitiva relatada no livro de Atos dos Apóstolos e o é até hoje na vida de todo aquele que recebe Jesus Cristo como Senhor e Salvador para a glória de Deus Pai.


Deus deve ser visto para cada um de nós como a pessoa mais importância de toda a nossa existência e digna de receber tudo o que há de melhor de nós e nossa vida. É o nosso Pai que está no céu, É Jesus Cristo que te ama e deu sua vida na cruz pra perdoar e pagar todos os pecados de quem nele crer, está conosco por meio do Espírito Santo. Como tem sido a sua convivência com Deus? Você pode dizer de fato, se está próximo ou longe dele? Fica a reflexão.


Pra finalizar nosso artigo, deixo aqui algumas passagens bíblicas para reflexão sobre a pessoa de Deus a fim de que possa aprimorar ainda mais seus estudos. Muito obrigado e que o Senhor lhe abençoe.


"No princípio criou Deus o céu e a terra.

E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.

E disse Deus: Haja luz; e houve luz."


"Pois o SENHOR vosso Deus é o Deus dos deuses, e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e terrível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas;"


"Respondeu-lhes Jesus: Já vo-lo tenho dito, e não o credes. As obras que eu faço, em nome de meu Pai, essas testificam de mim.

Mas vós não credes porque não sois das minhas ovelhas, como já vo-lo tenho dito. As minhas ovelhas ouvem a minha voz, e eu conheço-as, e elas me seguem; E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai. Eu e o Pai somos um."


"Jesus respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.

Quem não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é minha, mas do Pai que me enviou.

Tenho-vos dito isto, estando convosco. Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." João 14:23-26


Este é aquele que veio por água e sangue, isto é, Jesus Cristo; não só por água, mas por água e por sangue. E o Espírito é o que testifica, porque o Espírito é a verdade.

Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num. 1 João 5:6-8



Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus.


E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para que conheçamos ao Verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna.

bottom of page