top of page

Seja um discípulo de Jesus Cristo

Introdução


O cristianismo está dividido em grandes vertentes (Catolicismo, Protestantismo, Ortodoxia oriental) e grupos menores de religiosos chamadas de denominações religiosas (ex: Renovação Católica Carismática, Assembleia de Deus, Igreja Ortodoxa Grega, etc.), e com isso dificulta a compreensão sobre como é ser um cristão de fato.

A maior parte das pessoas ainda que digam ser cristãs a são sem que realmente tenha um conhecimento maior do que isso significa: no registro de nascimento, muitas vezes acabam sendo classificadas religiosamente como cristãs sejam católicas ou evangélicas.

Mas o que é ser cristão e ainda, um discípulo de Cristo? Como saber se estou pensando e agindo corretamente já que existem tantas formas diferentes de expressar religiosidade? Essas e outras questões queremos agora trazer uma resposta que pode mudar sua maneira de ver e viver esta realidade.


O que é ser Cristão?


Cristão é a pessoa que considera Jesus Cristo como Deus, Senhor e Salvador de sua vida. O cristão entende que Jesus veio a terra sendo homem e Deus, e que por amor ao mundo, deu sua vida morrendo na cruz pagando e perdoando todos os pecados de todo aquele que nele crê, dando salvação da condenação eterna e vida eterna aos que creem, e que entende, que Jesus Cristo três dias após sua morte na cruz ressuscitou, preparou seus discípulos e ascendeu ao céu.


Logo, se uma religião, denominação religiosa ou alguém professar que Jesus é só filho de Deus, um espírito de luz mais evoluído, apenas um mestre entre os demais, e se diz como cristão, está errado. E por que está errado? Porque a palavra de Deus, a bíblia sagrada, a palavra tida como absoluta para todos os cristãos, desmentem suas afirmações. Recomendamos que procurem nosso artigo chamado Quem é Deus para compreender melhor a definição correta.


E avaliando a afirmação em grifo, observaremos que para considerar Jesus como Senhor de sua vida, é naturalmente racional aceitar que, devemos guardar e obedecer ao que Ele fala e manda. Que para considerar que Jesus é Salvador, precisa levar a sério que Jesus o ama de maneira inestimável e tem poder para pagar, perdoar todos os nossos pecados e que nos absolverá no dia do julgamento final.


E dentro deste entendimento, o cristão então, conhecendo a Jesus Cristo através das escrituras sagradas, a bíblia, acaba sabendo que deve ser um discípulo de Cristo e fazer discípulos em nome dele. Veja a passagem bíblica abaixo, João capítulo 15 versículos 8 a 14 e Mateus capítulo 28 versículos 18 e 19:


“Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos. Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai, e permaneço no seu amor. Tenho-vos dito isto, para que o meu gozo permaneça em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos. Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.


E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.


Então, pelo entendimento que temos agora vindo pelas próprias palavras de Cristo, podemos entender o que é de fato ser um discípulo dele.


O que é ser um discípulo de Cristo?


Discípulo é aquele aprende algo de um mestre. Mestre é alguém que ensina, portanto, discípulo de Cristo é quem tudo aceita, segue, aprende, ensina e faz que Jesus Cristo (O Mestre) transmite.


Veja na bíblia, na história de Cristo, Jesus sempre atento em ensinar e fazer com que seus discípulos viessem a praticar e os discípulos procuravam obedecer ao que Cristo mandou. No livro de Atos dos Apóstolos, após a ascensão de Jesus ao céu, vemos que os discípulos de Cristo, também conhecidos como apóstolos, movidos pelo Espírito Santo, se organizaram junto com os demais cristãos para caminharem juntos de uma forma semelhante ao que vemos igrejas locais hoje em dia, isto evidentemente, tirando os problemas de hoje. Entretanto, no decorrer do tempo, os problemas foram surgindo, porém, isto é assunto para um outro artigo.


Então em suma, o que podemos entender que é preciso fazer para que sejamos discípulos de Jesus Cristo:


1º: Creia em Jesus Cristo como sendo Deus recebendo-o como Senhor e Salvador de sua vida. Entregue sua vida a Ele estando disposto a mudá-la na medida em que você o conhece através das escrituras sagradas (a bíblia).


2º: Arrependa-se de seus pecados, ou seja, abandone toda prática, todo pensamento, todo sentimento, toda palavra que ao entender da palavra de Deus seja desagradável a Deus. Pela fé peça perdão a Deus por todos os seus pecados cometidos e leve a sério que todos estes pecados foram perdoados e pagos por Jesus Cristo o salvando da condenação eterna no julgamento final e destino ao inferno e ao lago de fogo. Temos motivos sem fim para amar a Deus, pois, nos tornamos filhos de Deus ao receber Jesus (João capítulo 1 versículos 11 a 14), temos paz e felicidade real e estaremos com ele no paraíso (novo céu e nova terra por toda eternidade).


3º: Sempre pratique aquilo que Jesus manda fazer:

Primeiro, ame ao Senhor teu Deus de todo coração, alma, entendimento e forças (Mateus 22:37 e Marcos 12:30); Segundo, ame ao teu próximo como a você mesmo (Mateus 22:39 e Marcos 12:31); Terceiro: Conheça a palavra de Deus (a bíblia) para que seja perfeitamente capacitado para toda boa obra (2ª Timóteo capítulo 3 versículos 16 e 17); Quarta atitude: Busque ao Senhor Deus em oração em tudo o quanto fizer assim como Jesus o fazia buscando o Pai (Marcos 1:35, Lucas 5:16) ; Quinto: Seja batizado, como Jesus também o foi. (Mateus capítulo 3 versículos 13 a 17, Atos capítulo 2 versículos 38 a 41); Sexta ação: Faça parte de uma igreja local assim como fizeram os discípulos de Jesus e os discípulos que vieram depois dele para andarem juntos na fé aprendendo e praticando a vontade de Deus (Atos capítulo 2 versículos 37 a 47, Hebreus capítulo 10 versículos 24 e 25); e em Sétimo lugar: Fale, transmita a mensagem de amor e salvação de Deus através de Jesus, ensine a outros tudo aquilo que aprendeu e tem aprendido (Mateus capítulo 28 versículos 18 a 20, Marcos capítulo 15 versículos 15 e 16).


4º: Quem de fato é um discípulo fiel de Cristo permanece na fé em Cristo, ainda que tenha recaídas em pecados e embaraços neste mundo, em um momento volta para Cristo, sendo resgatado e cuidado por Cristo, e a cada dia tem sua vida aperfeiçoada por Ele através do Espirito Santo que se encontra em sua vida. Crê que um dia Jesus voltará novamente e o reino de Deus, o novo céu e a nova terra estarão totalmente estabelecidos pela eternidade.


Que este estudo tenha abençoado a sua vida e despertado em você o desejo de ser um discípulo de Jesus Cristo. Que o Senhor abençoe sua vida.

bottom of page