top of page

Ore por todos

Atualizado: 24 de out. de 2022

Introdução

Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões, e ações de graças, por todos os homens; Pelos reis, e por todos os que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, em toda a piedade e honestidade; Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. (Leia na bíblia: 1ª Timóteo cap. 2 versículos 1 a 4) Vemos nestas passagens bíblicas que o apóstolo Paulo falando a Timóteo recomenda que, antes de qualquer coisa que façamos, venhamos a orar para Deus por todos os homens.

Deprecações significam pedidos e súplicas, enquanto intercessões significam intervenções em favor de uma pessoa ou uma causa e estas orientações nos ensinam de que se faz necessário com que nos importemos de coração a toda e qualquer pessoa.


As ações de graças significam bom favor a quem mesmo não merece, o que reforça a ideia, de que não bastam apenas palavras, mas também ações concretas a fim de que aqueles a quem suplicamos e intervemos possam ser beneficiados com o amor de Deus que há em nós.


Deus por meio de sua graça possibilita com que a oração de um justo possa muito em seus efeitos (Leia na bíblia: Tiago cap. 5 versículos 15 e 16) e ainda nos ensina por meio da palavra que esta oração em concordância com os propósitos D´Ele pode transformar o mundo que está a sua volta. É bom e agradável para Deus nosso Salvador porque esta preocupação reflete em parte o caráter redentor de seu Filho Unigênito Jesus Cristo em nós: / Jesus Cristo suplicou, pediu em oração direta ao Pai, perdão por nossos pecados ao ser estar pregado na cruz (Leia na bíblia: Lucas cap. 23. versículos 25 a 34). “...E dizia Jesus: Pai, perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem... (Lucas cap. 24 v. 34). Ali, Jesus ao cumprir o propósito do Pai, pela fé, dirige-se em oração por todos nós, por amor, pedindo perdão por todos os nossos pecados, sendo este perdão concedido a todos que Nele crer.


Para que possamos aprender a orar por todos, faz-se necessário ver do mesmo modo como Jesus vê a este mundo separado da graça de Deus: Com compaixão porque estão aflitas e desamparadas como ovelhas sem pastor (Leia na bíblia: Mateus cap. 9 versículos 35 e 36).

Que ao olharmos para os miseráveis, os encarcerados, os doentes, aos perdidos nos vícios ou ainda aos ricos, os intelectuais e a toda pessoa comum como necessitadas da graça de Deus (Leia Tito cap. 2 versículo 11 a 14) com fé voltemos a Deus entendendo de que Ele é poderoso para fazer muito mais do que pedimos e imaginamos permitindo que o poder D´Ele opere em nós e através de nós por meio da oração.

Que o Senhor nos abençoe nesta batalha pela fé.

bottom of page