top of page

Lendo e meditando na bíblia

Atualizado: 24 de out. de 2022

Como ler e meditar a bíblia Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. (Leia a Bíblia, 2ª Timóteo capítulo 3 versículos 16e 17)

Agora, vamos a prática propriamente dita: ler e meditar a bíblia.

A primeira consideração em que esperamos do(a) amigo(a) leitor(a) é que tenha fé de que a bíblia é a palavra de Deus revelada ao ser humano. Muitos são contra a bíblia e outros a favor. Existem muitas informações que revelam a veracidade dos fatos descritos na bíblia e há também quem discorde destes, pesquisem se quer saber mais a respeito, mas esperamos que tenha a boa vontade em fé de que possa encontrar nas escrituras conhecimento para a vida. Acreditar que o sobrenatural/extraordinário/fora da compreensão humana existe é desejável para que se tenha uma melhor aceitação e aprendizado daquilo que a palavra de Deus é e ensina.

Uma segunda consideração importante antes de fato ler e meditar a bíblia que queremos transmitir, é a de que você amigo(a) leitor(a) busque uma postura de imparcialidade o máximo que pode. Essa postura somente é possível quando você não permite com que suas concepções préconcebidas, sentimentos ou a influência de terceiros interfiram no julgamento dos fatos que há de ler e refletir. Levar em consideração aspectos como o contexto histórico-social e cultural ajudam a compreender melhor atitudes ou palavras proferidas na narrativa das escrituras. Pesquisar fontes de informações adicionais avaliando a qualidade das afirmações e quais são os princípios e valores defendidos por estas fontes, possibilita a você realizar uma autocrítica mais embasada. Esperamos em Deus, que esta postura de imparcialidade oriente a você num maior desejo para conhecer profundamente a bíblia.

Uma terceira consideração: para nós cristãos, temos em mente que Deus é perfeito, santo, justo, bondoso, misericordioso, tudo o que está escrito deve ser levado em consideração estes aspectos da personalidade de Deus e devem ser interpretados de modo que estejam em harmonia com todo o conselho da palavra de Deus.

Vamos então dar algumas noções necessárias para um bom entendimento:

1- Os mandamentos dados por Deus lhe darão princípios sobre evitar ao máximo os erros, os problemas, as aflições ainda que nesta vida não podemos evitar a todos. A história da bíblia está dividida em duas grandes partes; uma é o Antigo Testamento que foram os fatos que aconteceram antes de Jesus e a segunda parte é o Novo Testamento que são os fatos que aconteceram com Jesus e logo após com os discípulos no início da igreja fundada por Cristo. Priorize o que Jesus e os seus discípulos ensinam pois segundo a fé estamos debaixo do que se ensina no Novo Testamento sem que deixe de levar a sério o que ensina o Antigo Testamento que traz bases importantíssimas para a nossa fé.

Exemplo: O mandamento do sábado é o 4º mandamento que Deus deixou no Antigo Testamento ordenando ao povo de Israel não trabalhasse, tenha descanso e se guarde para o santificar. No Novo Testamento, Jesus ensina que o homem não tinha por objetivo servir obrigatoriamente a lei do sábado, mas a lei do sábado servir ao homem para o seu bem-estar pessoal. Nesta lição, aprendemos a verdade de que se faz necessário separar tempo se assim desejar para desfrutar a vida descansando e dedicar-se a adorar o Criador de maneira exclusiva e especial.


2- As histórias com bons exemplos servem para nos inspirar a fazer o que é correto aos olhos do Senhor. As histórias com maus exemplos servem para nos alertar acerca do que é errado e deva ser evitado. A bíblia traz exemplos onde até mesmos homens de Deus erraram em suas vidas de modo com que sabemos jamais devamos repetir o que fizeram. Lembrem-se que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e andam segundo o seu propósito (Leia a bíblia em Romanos capítulo 8 versículo 28).

Exemplo de história boa: Davi em frente ao gigante Golias (Bíblia, 1ª Samuel, capítulo 17). Davi não temeu ao gigante, mas antes teve fé em Deus de que poderia vencê-lo e buscando com sabedoria vencê-lo derrotou o inimigo. Uma lição desta história é que por maior que sejam os problemas, tendo fé em Deus buscando fazer a sua vontade em todo o conselho, o problema será resolvido e você vencerá.

Exemplo de história ruim: Davi comete adultério com Bate Seba (Bíblia, 2ª Samuel capítulo 11). Davi estava à toa sem ter o que fazer e logo lhe veio algo mau em mente cometendo este pecado. Uma lição que podemos tirar desta história é a de que devemos estar sempre atento aos que pensamos dispostos a não errarmos com nós mesmos e outros. Evidente, a prática de adultério é uma prática reprovada por Deus.

3- As frases que você ler devem ser avaliadas sobre qual circunstância elas foram ditas (escritas). Você pode ler e meditar histórias completas se apoiando nos subtítulos de sua bíblia ou ainda ler uma história observando se há um início de narrativa e um desfecho daquele início de narrativa.

Exemplo: Quando falam “nunca vi desamparado o justo, nem a sua semente mendigar o pão.” e citam a passagem bíblica de Salmos 37 versículo 25, não significa que um justo ou um descendente dele será sempre amparado e nunca vai mendigar. Se ler atentamente o contexto desta passagem, verá que Davi (o autor desta frase) disse que ele nunca viu um justo ou descendente deste mendigar um pão. Na bíblia, veremos que homens justos de Deus passaram por sofrimento, como por exemplo, o apóstolo Paulo passou fome (bíblia, 2ª Coríntios capítulo 11 versículos 24 a 27).

Agora, vamos a um exemplo para selecionar uma história com começo, meio e fim harmonioso: Exemplo: Leitura na bíblia em Gênesis sobre a criação dos céus e da terra começando a leitura a partir do capítulo 1 até o capítulo 2 versículo 5. Em Gênesis capítulo 1 versículo 1 inicia a história “No princípio, Deus criou os céus e a terra...” e o fim desta história se caracterizaria em Gênesis capítulo 2 versículos 4 e 5 que dizEstas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o Senhor Deus fez a terra e os céus, E toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

4 –Façam perguntas e respondam sobre o conteúdo das escrituras que está lendo como por exemplo: Do que a história falou? Quem eram os personagens? O que determinado personagem fez ou pensou? Qual foi a consequência que o personagem teve ao realizar determinado ato ou ter tomado tal decisão? O que eu posso aprender de bom com esta história me servindo de exemplo para fazer e o que posso aprender de ruim de modo a evitar o erro cometido? Perguntas e respostas como estas aqui citadas e outras, o(a) ajudará ler e meditar com maior interesse, uma vez que o aprendizado naturalmente virá a partir da reflexão sobre o que conteúdo que foi lido.

O que posso falar aqui pode parecer sem sentido dependendo do grau de conhecimento que tenha na vida espiritual, mas aquilo que ainda não conseguir entender alguma coisa, espere em Deus que por meio do Espírito Santo lhe traga discernimento. Tem muita coisa que mesmo os maiores estudiosos da palavra por algum tempo não compreendem, mas com o passar do tempo envolvendo-se com a palavra e a vida passa a entender mais facilmente diante de circunstâncias especiais. O que nunca podemos deixar é de buscar conhecer e aprender mais da bíblia, a palavra de Deus, que é uma fonte inesgotável conhecimento. (Leia a bíblia, Hebreus capítulo 4 versículo 12, Mateus capítulo 29 versículo 22, Oseias capítulo 4 versículo 6).

Quer saber mais? Faça anotações.

bottom of page